Pesquisar neste blog

domingo, 8 de novembro de 2009

Relembrando o Massacre de Columbine

Eric Harris------------- Dylan Klebold


Aconteceu a muito tempo, mas mesmo assim eu queria lembrar de quando Eric Harris e Dylan Klebold (ambos vítimas de bullying) atiraram em seus colegas e professores, e depois se suicidaram. Os dois tinham uma vida comum de classe média alta. Como escrevi no post do massacre na Univercidade de Vírginia, não posso dizer com toda certeza que eles retaliaram por causa do bullying. Mas que o motivo pode ser esse, pode. Os dois tinham problemas psicológicos bastante sérios, o que pode ser causado por bullying.

Nos seus diarios, Harris e Klebold mostravam seus problemas, revoltas e a grande depressão.

Na Wikipédia, tem o seguinte texto:


"Eric Harris e Dylan Klebold eram aparentemente adolescentes típicos de um subúrbio americano de classe média alta. Moravam em casas confortáveis. O pai de Klebold é geofísico, e a mãe, especialista em crianças deficientes.

Harris e Klebold deixaram uma nota, encontrada perto dos corpos: "Não culpem mais ninguém por nossos atos. É assim que queremos partir". Faltavam apenas 17 dias para o fim do ano letivo. Com 1965 alunos, Columbine é tão boa que muitas famílias se mudaram para Littleton, perto de Denver, com o objetivo de matricular os filhos na escola. Oitenta e dois por cento de seus alunos são aceitos em universidades (nos Estados Unidos não há vestibular, o que conta é o desempenho do aluno no segundo grau). Columbine também se orgulhava de não registrar casos de violência. O policial de plantão se limitava a multar alunos que estacionavam os carros nas vagas destinadas a professores. Não há, como nas escolas de Nova York, Los Angeles e Chicago, detectores de metais na entrada. Na festa de formatura, os alunos costumavam aceitar o pedido dos pais para vedar bebidas alcoólicas. Columbine era famosa por ser conservadora e privilegiar os jogadores dos times de futebol americano, basebol e basquete. Foi esse o estopim da tragédia.

[...]

Harris e Klebold, ótimos alunos de boas famílias, não eram populares na escola. Preferiam os computadores às quadras de esporte. Encontraram sua turma num grupo, a Máfia da Capa Preta. Ridicularizados pelos atletas, remoíam planos de vingança e extravasavam seu ódio na Internet. Harris, principal cabeça por trás do ataque, tinha uma website, agora desativada [..] Em seu auto-retrato, escreveu: "Mato aqueles de quem não gosto, jogo fora o que não quero e destruo o que odeio". "


É bom dizer, os dois podiam dizer na internet que não gostavam dos esportistas apenas, mas na hora do massacre, atiraram em outras vitimas de bullying e em Kyle Velasquez (16, morto por tiros na cabeça e nas costas), um aluno com necessidades especiais. O pai de Daniel Rohrbough (15, morto por um tiro no torax), que possivelmente também era vítima de bullying, disse:

Tenho certeza que meu filho sofria bullying também. Vejam vocês, Daniel era um tanto nerd. Ele era magrinho, timido, usava óculos, não namorava. Mas Daniel não lutava contra quem cometia bullying com ele. Os assassinos,por outro lado, queriam vingança no mundo ao redor deles. Eles queriam poder.

Cronologia

11:10 Harris e Klebold chegam à escola, e deixam seus carros no estacionamento do refeitório.

11:14 Deixam mochilas com cerca de nove quilos de explosivos no refeitório.

11:23 Eles esperam do lado de fora da saída oeste. Então sacam espingardas de caça e armas semi-automáticas e começam a atirar nos alunos. As pessoas começam a correr e um estudante faz a primeira ligação para os serviços de emergência.

11:24 Os alunos do refeitório percebem o que está acontecendo. Os funcionários tentam removê-los para locais mais seguros. Um carro de polícia chega e atira nos suspeitos.

11:27 A dupla entra na escola, atirando a esmo.


11:28 Eles entram na biblioteca, matando 10 e ferindo 12 pessoas em pouco mais de sete minutos. 
Eles atiram na polícia pela janela em direção ao estacionamento, onde as viaturas se reúnem.


Durante os próximos 40 minutos, Harris e Klebold percorreram a escola, atirando e deixando explosivos pelo caminho.

12:06 Minutos antes da equipe da SWAT entrar no prédio, os suspeitos se mataram dentro da biblioteca.

Mortos

1. Rachel Scott, 17 anos, morta com tiros na cabeça, tronco e pernas em um gramado próxima a entrada oeste da escola.
2. Daniel Rohrbough, 15 anos, morto com um tiro no tórax na escadaria oeste.
3. Kyle Velasquez, 16 anos, morto por tiros na cabeça e nas costas.
4. Steven Curnow, 14 anos, morto após receber um tiro no pescoço.
5. Cassie Bernall, 17 anos, morta por um tiro na cabeça.
6. Isaiah Shoels, 18 anos, morto com um tiro no peito .
7. Matthew Kechter, 16 anos, com tiros no peito.
8. Lauren Townsend, 18 anos, morta por diversos tiros na cabeça, tórax e parte inferior do corpo.
9. John Tomlin, 16 anos, morto por diversos tiros no pescoço e cabeça.
10. Kelly Fleming, 16 anos, morta um tiro nas costas.
11. Daniel Mauser, 15 anos, morto por um tiro no rosto.
12.Corey DePooter, 17 anos, morto com tiros no pescoço e tórax.
13. Dave Sanders, 47 anos, morreu de hemorragia após recebeu um tiro no pescoço dentro do corredor sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário