Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma pequena história de bullying

Joana tinha 13 anos e era uma das mais quietas e bem comportadas da turma. Era novata na escola, mas já colecionava alguns bons amigos. Brincava mas também queria namorar, como todas as garotas da sua idade, e pensava no futuro: queria ser médica ou advogada.
Vez por outra, algo atrapalhava a sua rotina de adolescente: por causa de uma deficiência na perna e nos lábios - consequencia de um parto a fórceps mal conduzido, percebia no fundo da sala de aula dedos apontados para ela, risadas suspeitas, palavras cochichadas.

Com o tempo, os apelidos ficaram mais claros, mais frequentes e ela identificou a origem: Rafael, também novato, também bem comportado. A professora pedia silêncio. Joana resolveu protestar, levou o caso para a diretoria e ficou acertada uma conversa com os pais dos dois.

Mas a medida teve efeito contrário, os xingamentos ficaram mais insistentes até o ponto em que ela não conseguiu mais suportar. Armada de uma faca que trouxera de casa, conseguiu golpear Rafael pelas costas. Depois empalideceu, ficou muda e só conseguiu emitir uma frase na presença dos policiais: "Eu queria matá-lo".

Esse caso ocorreu em um colégio público do Alecrim, em Natal. Mas o que eu queria mostrar postando isso aqui é o que eu achei no final da notícia:

"[...] O psicólogo lista três estratégias que devem ser tomadas pelos educadores em caso bullying: não minimizar o problema, identificar o tipo de sofrimento do aluno e estabelecer um protocolo de enfrentamento do problema.

Outra medida que ajudaria no combate à violência seria enquadrá-la como crime. 'Nossas leis só vêem o ato em si, e não a reação de quem é agredido. Por isso, apelido não é crime'. "

Bom, a esperança é a única que morre. Todo mundo sabe que os professores geralmente acham que bullying é apenas uma besteira, e a lei está de costas viradas para as vítimas. Mas, as coisas não vão mudar se todos ficarmos parados! Temos que agir! Sempre que for vitíma, conte aos seus pais e professores.

4 comentários:

  1. gosteii mais podia ser maior e melhor vooc's são capazes de melhorar s histórias e o site não vim aquii para criticar mais siim para mostrar que vocÊs são capazes de melhorar algo de própria criação

    ResponderExcluir