Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

Trotes Universitarios

Este ano já começamos mal: Os jornais mostram que os calouros de universidade estão sofrendo muitos trotes violentos, como o do garoto que morreu por causa de um deles, e os da faculdade de medicina.

Navegando um pouco na internet, eu encontrei essa reportagem:

"[...]O caso registrado envolveu um estudante calouro do curso de Medicina Veterinária de uma universidade no interior de São Paulo.

Por mais uma vez, a velha, inadequada e insalubre cultura de trotes estudantis violentos foi posta em prática por estudantes, cujo único objetivo era expor ao ridículo um grupo de estudantes. Dessa vez, o estudante que foi vítima do trote tem 18 anos de idade e foi obrigado a beber álcool combustível durante o trote estudantil, promovido pelos veteranos da universidade.

Essa prática abominável ainda é vivenciada em várias instituições de ensino do país, e determina a tolerância e impotência dessas instituições diante dos atos de violência desmedida cometidos por seus próprios alunos contra outros alunos.

Em fevereiro de 2009, um caso de trote universitário ganhou repercussão nacional por conta das imagens mostradas de barbárie envolvendo estudantes de uma universidade particular na cidade de Leme, no interior de São Paulo. 'Isso não um trote, e sim um crime', desabafa o pai de um estudante que teve coma alcoólico ao ser obrigado a beber uma quantidade absurda de bebidas alcoólicas durante o trote.

O que parece ser absurdo, não foi tudo. Alguns calouros ainda foram submetidos a agressões físicas, sessões de humilhações públicas, entre outras barbáries. Os alunos veteranos ainda tiveram a ousadia de registrar tudo em fotografias e divulgá-las na internet.

Esses casos de trotes universitários que excedem o habitual rito de passagem dos estudantes de ensino superior geram uma reflexão acerca do papel de socialização de uma universidade. A posição da instituição de ensino quanto ao trote universitário deve ser mais rígida para evitar que ocorram casos graves de violência e humilhação?

Ou devemos esperar que ocorram mais casos como os documentados acima, ou até mesmo casos que terminaram com a morte de um aluno, como o caso do calouro do curso de Medicina da USP, Edson Tsung Chi Hsueh, encontrado morto em uma piscina em fevereiro de 1999, após um trote promovido por veteranos da universidade."

Bom, além desse caso, aínda ouveram muitos outros casos de trotes violentos, como os alunos da Unifeb, que sofreram varias queimaduras no corpo por conta do trote violento que receberam.

Quem sabe, talvez agora as pessoas abram os olhos para ver o perigo do bullyin
g? Uma vez eu li uma noticia antiga de um projeto de lei que punia quem cometesse bullying, mas como não achei mais nada sobre esse projeto de lei, acredito que não foi aprovado. Isso mostra o que as pessoas pensam sobre o bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário